"O que me preocupa não é o grito dos maus.É o silêncio dos bons" Luther King

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Utopia Antropofágica

Boa Tarde,meus caros amigos virtuais que há muito não visito.
Dei um tempo daqui,apenas um tempo que precisava e ainda preciso pra colocar algumas coisas em ordem.
Neste meio tempo minha visão de mundo se ampliou um pouco e com isso criei novas indagações,novas contradições comigo mesmo.Andei lendo Oswaldo de Andrade sobre sua utopia antropofágica,os conceitos são perfeitos,uma reunião de todos os povos,quebra dos tabus,seria um mundo perfeito demais não existir fronteira entre povos,raças,culturas,aqui no Brasil este confronto pode parecer muitas vezes não tão explícito em relação a Europa,aonde o conflito entre europeus e mulçumanos já é praticamente declarado,por sermos um povo formado por diversas culturas muita das vezes grande parte da população nega preconceitos raciais,culturais,sexuais ,enfim mas ele existe.Existe em todos ,isso me deixa altamente frustrada ,principalmente,quando me dá um leve incomôdo ,quando estranho totalmente outra cultura,religião ,sabe as vezes eu fico pensando não eu não sou uma xenófoba,me considero uma pessoa aberta e me identifico com a esquerda a tudo e depois me pergunto como é que eu estranho isso?Esse texto me incomoda ,no entanto ,é necessário escrever,é necessário tentar me entender ,analizar,não se preocupem eu não saiu atirando pedra em nada que me trás frustrações.
Penso,penso e penso cheguei a conclusão de que nenhuma cultura é melhor do que a outra ,apenas existe diferenças étnicas e talvez seja pq outra cultura faça coisas tão diferentes e pareçam tão estranhos talvez a resposta seja pq não fui criada ali,minha educação foi outra e sempre vai haver esse conflito ou eu posso chegar a entender não sei como,o problema é essa existência que eu não queria que houvesse,algo mais complexo que isso é quando passa a ser agressão seja física ou psicológica,talvez isso ocorra por não estarmos preparados pra lidar com isso,por nossa sociedade tentar passar uma maquiagem e esconder os seus erros,mostrando apenas sua visão não dando suporte a encarar um mundo mais complexo,um mundo de seres humanos o mostrado é apenas o mundo fechado em que vivemos,aonde existem nossas realidades.
Eu queria muito viajar por um longo tempo conhecer lugares e pessoas diferentes e saber lidar com o meu "eu" em cada situação apesar de talvez ter desprezo por ele quando a realidades que não consigo enchergar.
Talvez alguns achem q o meu não saber lidar é horrível eu tbm acho,queria tbm um mundo sem desigualdade de gênero,cor ,sexo ,cultura mas o diferente acaba formando algo novo e é esse novo é o desafio,é algo complexo e até supremo é com ele que devemos aprender e saber conviver,a olhar ,talvez assim nossa sociedade seria um pouco melhor.
Um beijo a todos.

3 comentários:

  1. Nesse mundo é mais fácil odiar do que amar, mais fácil chamar o outro de estraho do que aceitar que nem todos pensam como vc, temos um longo caminho a percorer até que todas as manifestações racistas e preconceituosas sejam extintas da sociedade, se é que isso um dia séra possivel.

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. É tão bom saber que uma pessoa linda e maravilhosa como você está por aí em algum lugar, linda.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Parece que nosso mundo cão segue sua trilha farejando carniça. Existe o bem e o mal, existem as diferenças. Por maior que tenha sido a evolução do homem, nada muda.

    BeijooO*

    ResponderExcluir