"O que me preocupa não é o grito dos maus.É o silêncio dos bons" Luther King

sábado, 27 de novembro de 2010

Rio de Janeiro,Será?Não..Violência,tristeza e um pouco de meu sonho

Esta semana tenho acompanhado os jornais ,eu e meus amigos,parece coisa de filme,mas na realidade a coisa tá pegando praquelas bandas ,um dos estados mais belos do Brasil.
Tenho lido jornais e revistas e a só se fala nisso e observei que a maioria das pessoas falam: " bem feito pros bandidos ,agora que tá certo os pms tem que prender e matar todo mundo,coitado dos moradores ,nimguém tem nada a ver com isso ,finalmente a polícia tá agindo".
Agora queria dar minha opinião sobre tudo isso:
Queria saber vão prender todo mundo ,ótimo serviço e o governo vai montar algum plano pras pessoas que vivem na favela ou só vão divulgar um serviço ?

A violência tá enorme sim,mas não acredito em uma paz assim,não acredito que matando ,prendendo e toda essa vioLência vai ter um fim assim tão rápido.Eu fiz um trabalho esse semestre baseado em tropa de elite e sobre a violência do Rio e de repente vai isso na favela do Alemão ,a tv todo dia anunciando pra tocermos pros policiais (que sairão como bomzinhos),nada contra afinal tbm só estão fazendo seu serviço.Fique claro aqui uma coisa :NÃO ESTOU DEFENDENDO BANDIDOS.
Apenas não acredito que tudo isso se resolverá assim,de uma hora pra outra,não acredito que depois de tudo isso que ocorra todas as pessoas que moram em favelas tenham direito a uma boa moradia,educação,saúde a disposição ,não acredito que vários jovens na periferia irão se conformar com o quase nada do que uma vida de trabalhador digno possa oferecer,ou o "tudo" e nada que a vida do crime oferece.
Sei muito bem que quem faz as escolhas da nossa vida são nos mesmas e não é desculpa matar,roubar,fazer mal a um monte de pessoas mas não acho justo,não acho justo a falta com que o estado trata dessas pessoas,sabe talvez o que o estado do Rio de Janeiro sofra é apenas o reflexo do que ele dá a alguma dessas pessoas.
Fico triste por dentro pelos moradores ,pelos bandidos que não tiveram oportunidades tenho pena e no fundo um pouco de rancor,choro por saber que não é só lá que ocorre isso,pelas pessoas que deviam resolver não resolverem nada ,apenas falarem,sabe,fico frustrada com essas coisas,quanto mais eu penso no meu país mais vejo que talvez nunca viverei pra ver um lugar sem violência e com um pouco mais de igualdade.
Sabe vejo um bando de pessoas pedindo paz ,paz que infelizmente acredito que não virá agora,não enquanto existir um monte de modos de a droga vir aqui pro Brasil,não enquanto não existir serviços públicos que prestem e outras coisas.
O que ocorre pra mim é uma contradição ,sabe torço muito pra que as coisas corram bem e que não morra mais pessoas mas ao msm tempo torço para que depois disso tudo,apesar de talvez meu pedido não ser atendido,haver segurança e que o estado realmente cumpra com sua missão.Sei que isso parece um sonho,mas se não sonhar o que posso pensar pro futuro,tenho tantos e tantos sonhos se não sonhar o que irei ver a minha frente?

4 comentários:

  1. Pois eu acho que você tem toda razão em ficar com um pé atrás. Tá tudo muito legal... mas ainda não estou certo se o objetivo é levar políticas públicas pra favela ou ajudar os branquinhos do do outro lado. Pra mim, isso faz toda diferença.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ananda, já dizia La Fontaine:

    "Não há bem sem mal, nem prazer sem preocupações."

    O jeito é esperar para ver.

    ResponderExcluir
  3. Violência sempre gera violência, mas para o momento, foi o melhor que poderia ser feito. De agora em diante é investir na educação, habitação. Condições melhores para a população é sempre o melhor caminho. Não é fácil, mas devemos acreditar.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  4. Ola,tudo bem?
    Esta questão e deveras muito maior do que imaginamos.
    Porem meu ponto de vista e o seguinte:
    Demorou-se muito para pelo menos algo ser feito e podemos dizer que o ponta pé foi dado.
    E claro que por de trás de tudo isto existe alguns motivos obvio como a copa e olimpíadas.
    Mas o que veem a frente também será de grande importância, que será a permanência desta limpeza e melhores condições em todos os sentidos para a população desta e demais areas .

    Omnia vincit!

    ResponderExcluir